Potabilidade de Água

Toda água destinada ao consumo humano deve obedecer aos padrões de qualidade estabelecidos na Portaria 2914 do Ministério da Saúde. Veja o arquivo da Portaria 2914 em PDF.

Segundo a Portaria 2914 a verificação da potabilidade é dividida em classes de análises, sendo as mais freqüentes as análises físico-químicas da tabela de padrão de potabilidade para substâncias químicas que representam risco à saúde e as análises bacteriológicas do da Tabela de padrão microbiológico da água para consumo humano .

A análise bacteriológica identifica possíveis infestações por microrganismos através da análise de indicadores como o E.Coli e os Coliformes Totais.

Perguntas Frequentes

POR QUE CONTROLAR A POPULAÇÃO BACTERIANA GERAL DA ÁGUA?
Densidades muito elevadas de microrganismos podem determinar a deterioração da qualidade da água, com o desenvolvimento de odores e sabores desagradáveis e a produção de limo ou películas. Este controle é bastante eficiente para avaliar as condições higiênicas da rede de distribuição e dos reservatórios d’água.
FONTE: PRECISION LABORATORIES
ALTAS DENSIDADES BACTERIANAS AFETAM OS RESULTADOS DE ANÁLISE?
Alguns microrganismos, quando presentes em números elevados, podem impedir a detecção de coliformes, seja devido à produção de fatores inibidores, seja por um crescimento mais intenso, sobrepujando uma menor população de coliformes. Tem sido evidenciada a ação inibidora de Pseudomonas, Micrococcus, Flavobacterium, Proteus, Bacillus, Actinomyces e leveduras.
FONTE: PRECISION LABORATORIES
POR QUE A CONTAMINAÇÃO FECAL É PERIGOSA?
Porque a presença de microrganismos patogênicos graves está associada à contaminação fecal da água, que se torna, nesse caso, um veículo de transmissão de doenças.
FONTE: PRECISION LABORATORIES
O QUE É UM INDICADOR?
É um grupo de microrganismos de significado higiênico e sanitário que, uma vez detectados como presentes na água, INDICAM uma possível contaminação por patógenos, ou seja, bactérias de grave risco à saúde do consumidor. Quando o indicador é analisado como ausente a água é considerada potável.
FONTE: PRECISION LABORATORIES
POR QUE SÃO UTILIZADOS OS INDICADORES?
Porque a pesquisa específica de vários microrganismos patogênicos na água requer procedimentos complexos, demorados e de alto custo para a obtenção de resultados. A pesquisa do indicador é mais rápida e econômica.
FONTE: PRECISION LABORATORIES
POR QUE ANALISAR O GRUPO COLIFORME?
As bactérias do grupo coliforme constituem o indicador de contaminação mais utilizado em todo o mundo, sendo empregadas como parâmetro bacteriológico básico na definição de padrões de qualidade das águas destinadas ao consumo humano.
FONTE: PRECISION LABORATORIES
POR QUE FAZER A CONTAGEM DE BACTÉRIAS HETEROTRÓFICAS?
Para avaliar as condições sanitárias do sistema de distribuição de água. Uma contagem alta de heterotróficas indica a necessidade de manutenção no sistema, através de limpeza e desinfecção.
FONTE: PRECISION LABORATORIES